Público – Demonstração de resultados consolidados
Milhões de euros | 2008 | 2007 | Variação |
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Volume de negócios | 32,44 | 33,16 | (2,2)% |
Vendas de publicidade (1) | 13,46 | 14,27 | (5,7)% |
Vendas de jornais | 12,04 | 11,82 | 1,8% |
Vendas de produtos associados | 6,94 | 7,07 | (1,8)% |
Outras receitas | 0,60 | 0,25 | 142,3% |
Custos operacionais | 36,08 | 36,26 | (0,5)% |
Custo das vendas | 9,07 | 8,64 | 5,0% |
Custos com pessoal | 11,28 | 11,41 | (1,1)% |
Marketing & vendas | 3,53 | 3,24 | 8,9% |
Serviços subcontratados (2) | 9,37 | 10,13 | (7,4)% |
Despesas gerais & administrativas | 2,76 | 2,83 | (2,2)% |
Outros custos operacionais | 0,05 | 0,02 | – |
Provisões e perdas de imparidade | 0,18 | 0,41 | (56,0)% |
EBITDA | (3,22) | (3,27) | 1,5% |
Margem EBITDA (%) | (9,9)% | (9,9)% | (0,1)pp |
Depreciações e amortizações | 0,77 | 0,70 | 10,0% |
EBIT | (3,99) | (3,97) | (0,5)% |
CAPEX operacional (3) | 0,84 | 0,69 | 21,1% |
CAPEX operacional como % Volume de negócios | 2,6% | 2,1% | 0,5pp |
EBITDA – CAPEX operacional | (4,06) | (3,96) | (2,4)% |
Total CAPEX total | 0,84 | 0,69 | 21,1% |
(1) Inclui conteúdos.
(2) Serviços subcontratados = Serviços ao Cliente mais Consultores mais Subcontratos.
(3) CAPEX operacional exclui Investimentos financeiros, Provisões para desmantelamento de sites e Outros investimentos não-operacionais.
Volume de Negócios
Durante 2008, o volume de negócios do Público diminuiu cerca de 2,2% para 32,4 milhões de euros, como reflexo de diferentes tendências nas linhas de receita: 1,8% de crescimento nas vendas de jornal, em parte explicado pelo aumento de preço ocorrido no 4T08; crescimento esse que foi mais do que compensado pela evolução negativa das receitas de publicidade (-5,7%) e dos produtos associados (-1,8%). Em termos de evolução trimestral recente, é de notar que houve uma evolução positiva no 4T08 ao nível das receitas de publicidade (+23,8%) e nas receitas de produtos associados (+26,1%), face ao trimestre anterior.
A parceria 50:50 com “A Bola” (um jornal diário desportivo de referência) para o lançamento do “Sexta”, (o jornal semanal gratuito lançado no 4T07 e consolidado no Público pelo método de consolidação proporcional), está actualmente a ser reavaliado e, face aos recentes desenvolvimentos do mercado, foi tomada a decisão, em Dezembro de 2008, de suspender a circulação do “Sexta”.
EBITDA
Em 2008, o Público gerou um EBITDA negativo de 3,2 milhões de euros, o que representa uma melhoria de 1,5% face a 2007, uma vez que a tendência negativa ao nível do volume de negócios foi mais que compensada pelas reduções conseguidas na maioria das linhas de custos, incluindo reduções de 1,1% nos custos com pessoal e de 7,4% ao nível dos serviços subcontratados.
